Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Conferência internacional sobre ensino superior Indígena
O evento reúne representantes de movimentos indígenas e indigenistas, organizações internacionais
Unemat realiza Conferência internacional sobre ensino superior Indígena
15/09/2004 08:55:02
por Coordenadoria de Comunicação Social
<i> Alunos do 3º Grau Indígena
Alunos do 3º Grau Indígena

No propósito de estabelecer um espaço de diálogo que contribua com a construção de novos paradigmas para a educação escolar indígena, a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat com base em sua experiência pioneira na América Latina na formação superior indígena, por meio do Projeto 3º Grau Indígena, promove entre os dias 23 e 25 de setembro, no campus de Barra do Bugres a I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena.

O evento reunirá pesquisadores, professores, técnicos, lideranças indígenas, entidades governamentais e não-governamentais, entre outros segmentos envolvidos com a educação escolar indígena na América Latina para socialização de experiências e discussões sobre propostas desenvolvidos no âmbito do ensino para povos indígenas.

Segundo o coordenador do evento Elias Januário configuram-se entre os objetivos da conferência, a discussão de políticas públicas voltadas para a formação superior de indígenas na América Latina e sobre diretrizes que favoreçam a ampliação da oferta de ensino específico e diferenciado para esses povos, além de reflexões em torno das ações em desenvolvimento.

“Este será um espaço para a socialização das experiências desenvolvidas em formação indígena no Brasil e no exterior, onde serão possibilitadas a avaliação e reflexão sobre as atividades que já estão sendo desenvolvidas”, afirma Januário.

Entre as presenças confirmadas em mesas redondas, palestras, reuniões, debates e grupos de trabalho estão membros de universidades brasileiras, bolivianas, equatorianas, chilenas e nicaragüenses, envolvendo ainda representantes de movimentos indígenas e indigenistas, de organizações internacionais ligadas a trabalhos de inclusão étnicas e culturais, além dos governos estadual e federal.

Atividades

Discussões sobre a Formação de Professores Indígenas no Contexto Latino-Americano marcarão a abertura dos trabalhos às 10h30 da quinta-feira (23.09) no auditório do campus da Unemat em Barra do Bugres, com abordagens do conferencista da Universidad Mayor de San Simón – Bolívia, Luis Enrique López, em palestra coordenada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Kimie Ikeda Castrillon.

Em seguida membros da Universidad Amawtay Wasí (Equador), Universidad de la Frontera (Chile), Universidad de lãs Regiones Autónomas de la Costa del Caribe Nicaragüenses (Nicarágua) e da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (Unesco/Guatemala) discutem em mesa-redonda coordenada pelo professor da Unemat e da Unicamp, Carlos Arguello, Experiências de Ensino Superior para Povos Indígenas na América Latina.

A programação do primeiro dia do evento será encerrada com enfoques sobre Políticas Públicas para a Diversidade no Brasil com a participação do representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Ricardo Henriques em atividade coordenada pelo professor da UFMT, Darci Sechi.

Promoção

A I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena é uma realização conjunta entre Unemat, governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Ministério da Educação( Mec), Fundação Nacional do Índio (Funai), Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Projeto de Formação de Professores Indígenas - 3º Grau Indígena e Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso. O evento tem como apoiadores a Universidade Federal de Mato Grosso, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso e Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Experiência

A experiência da Unemat na oferta de formação superior indígena teve início em 2001 com o Projeto de Formação de Professores Indígenas (3º Grau indígena). E tornou-se um marco na oferta de ensino superior especifico e diferenciado para indígenas desenvolvendo cursos nas áreas de Línguas, Artes e Literatura; Ciências da Matemática e da Natureza; e Ciências Sociais.

O projeto, fruto da parceria entre Unemat, Seduc, Funai e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, atende 200 professores indígenas de 33 etnias, advindos de 11 estados brasileiros.

Executados em sistema modular os cursos são estruturados em Etapas de Estudos Presencias (período em que os acadêmicos, de férias escolares em suas comunidades, desenvolvem atividades em tempo integral no campus da Unemat em Barra do Bugres) e em Etapas de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa, ocasião em que os professores indígenas retornam as suas comunidades para desenvolver, durante o exercício do magistério, ações de ensino e pesquisa permanecendo a formação acadêmica com acompanhamento e orientação dos docentes da Unemat.

Essa organização dos cursos, segundo Elias Januário assegura a formação dos professores garantindo-os o não afastamento da vida em suas aldeias.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada